Orientação ao Paciente

Veja abaixo quais são os documentos obrigatórios para a internação:
RG, CPF, Cartão do SUS, Comprovante de residência, número de telefone e resultados de exames realizados, se houver.

Pertences do Paciente
No ato da internação, a equipe do Hospital é responsável por entregar ao acompanhante os pertences do paciente. Esses itens deverão ser retirados pelo acompanhante durante a visita, no setor de Cadastro de Visitante. Se os itens não forem retirados, permanecerão guardados por três meses e, após este período, os objetos serão encaminhados para doação.
Informações aos visitantes
• Todo visitante deve higienizar as mãos antes de entrar e ao sair do quarto, conforme informativo localizado no lavatório, ou utilizar álcool em gel;
• É necessário informar o nome completo do paciente e apresentar um documento oficial com foto na Recepção de Cadastro para fazer a visita;
• O crachá entregue deve ser colocado em local visível e de fácil identificação. Este crachá dá acesso apenas ao quarto do paciente;
• Importante: Na saída do Hospital, o crachá deve ser devolvido ao segurança. De acordo com o quadro clínico do paciente, o médico poderá limitar o número de visitantes.

Horários de visitas
No ato da internação, a equipe do Hospital é responsável por entregar ao acompanhante os pertences do paciente. Esses itens deverão ser retirados pelo acompanhante durante a visita, no setor de Cadastro de Visitante. Se os itens não forem retirados, permanecerão guardados por três meses e, após este período, os objetos serão encaminhados para doação.
Informações aos visitantes
• Todo visitante deve higienizar as mãos antes de entrar e ao sair do quarto, conforme informativo localizado no lavatório, ou utilizar álcool em gel;
• É necessário informar o nome completo do paciente e apresentar um documento oficial com foto na Recepção de Cadastro para fazer a visita;
• O crachá entregue deve ser colocado em local visível e de fácil identificação. Este crachá dá acesso apenas ao quarto do paciente;
• Importante: Na saída do Hospital, o crachá deve ser devolvido ao segurança. De acordo com o quadro clínico do paciente, o médico poderá limitar o número de visitantes.

Clínica Horários das visitas Horário para falar com o médico
Pronto-socorro 12 horas, 16 horas e 20 horas. Após a permissão da Enfermagem, a visita será limitada a 2 (duas) pessoas sem revezamento. O tempo limite de permanência na unidade é de 30 minutos. 16 horas
UTI Adulto 12 horas, 16 horas e 20 horas. Após a permissão da Enfermagem, a visita será limitada a 2 (duas) pessoas sem revezamento. O tempo limite de permanência na unidade é de 30 minutos. 12 horas: 2ª a 6ª feira; 16 horas: sábados, domingos e feriados
Psiquiatria 10 às 11 horas. Após a permissão da Enfermagem, a visita será limitada a 2 (duas) pessoas sem revezamento. O tempo limite de permanência na unidade é de 1 (uma) hora. 10 às 11 horas
UTI Neonatal Médio Risco Baixo Risco Mãe tem acesso 24 horas. Pai tem acesso das 11h30 às 12 horas, das 16h30 às 17 horas e das 19h30 às 20 horas. Avós têm acesso das 16 às 16h15. 11 horas
UTI Pediátrica Das 11 às 11h30 e das 20 às 20h30. Após a permissão da Enfermagem, a visita será limitada a 2 (duas) pessoas sem revezamento. O tempo limite de permanência na unidade é de 30 minutos. 11 horas
Ortopedia Cirúrgica I Médica 8h30 às 18 horas, diariamente. 8h30, diariamente
Pediatria Hospital-Dia Das 11 às 18 horas. Uma visita por vez, com direito a revezamento. 11 horas: 2ª a 6ª feira. 16 horas: sábados, domingos e feriados
Pré-parto 11 horas e 16 horas. Após a permissão da Enfermagem, a visita será limitada a 1 (uma) pessoa e sem direito a revezamento. A visita dura 30 minutos. 11 horas: 2ª a 6ª feira. 16 horas: sábados, domingos e feriados
Maternidade 9h às 18h. Uma visita por vez com direito a revezamento. 11h: 2ª a 6ª feira. 15h: sábados, domingos e feriados
O que é autorizado
• São autorizadas visitas de crianças somente a partir de 12 anos, com a apresentação de RG. Caso a criança não possua este documento, deverá estar acompanhada de um adulto responsável, desde que a Certidão de Nascimento seja apresentada no ato do cadastro para visitação;
• Visita de representante religioso, devidamente credenciado;
• Entrada de pertences pessoais no horário de visita: camisola, pijamas, par de chinelos, escova de dente, creme dental, escova ou pente para o cabelo, roupa íntima, sabonete e absorvente;
• Aparelhos eletrônicos: celular, televisor até 21 polegadas e tablets, entre outros. Para a entrada deste tipo de equipamento é necessário que o visitante preencha o formulário de circulação de bens e equipamentos na Recepção central, das 11 às 18 horas.

Saiba o que não é permitido
• Entrada de criança menor de 12 anos;
• Fornecimento de qualquer tipo de alimento, bebida, medicamento e cigarro aos pacientes;
• Entrada na unidade vestindo trajes inadequados, como camiseta regata, short curto, blusa decotada, minissaia e miniblusa;
• Entrada fora do horário de visitas;
• Fumar em quaisquer áreas – sejam internas ou externas - do Hospital;
• Circular entre as unidades de internação e demais dependências do Hospital;
• Retirar a roupa de cama do Hospital após a alta, pois são de posse da unidade hospitalar;
• Manipular equipamentos que estejam instalados no paciente ou no quarto;
• Fazer ligações telefônicas para as Enfermarias do Hospital para solicitar informações sobre o paciente internado;
• Visitar outro paciente e ausentar-se do quarto sem necessidade. Caso seja necessário ausentar-se, o acompanhante deve comunicar o(a) enfermeiro(a) de plantão.

Normas para os acompanhantes
• Todo paciente menor de 18 anos e maior de 60 anos tem direito, durante seu período de internação, a um acompanhante maior de idade e que seja, preferencialmente, do mesmo sexo;
• A troca do nome do acompanhante deve ser feita no Cadastro de Visitantes, das 7h30 às 8h30, das 12 às 13 horas, das 17 às 18 horas e das 20 às 21 horas, no 1º andar do Hospital;
• A troca de acompanhante na UTI Pediátrica e Clínica Pediátrica deve ser realizada no Cadastro de Visitantes, das 8 às 9 horas, das 17 às 18 horas e das 20 às 21 horas. A criança internada nestes setores pode ser acompanhada 24 horas por apenas um familiar;
• Para que seja fornecida a Declaração de Comparecimento ao Acompanhante é necessária a assinatura diária no controle de acompanhante no Cadastro de Visitantes, com RG ou outro documento de identificação com foto;
• O acompanhante deve se ausentar o mínimo possível do quarto, possibilitando receber informações e acompanhar os atendimentos e procedimentos realizados;
• O acompanhante em Clínica Pediátrica não deve ausentar-se da Clínica para fumar. A criança internada não pode ficar sozinha ou sob os cuidados de terceiros. Caso seja notificada a ausência do maior responsável, o Conselho Tutelar será acionado.

Alta do paciente
No momento da alta hospitalar, o acompanhante deve verificar a documentação recebida: atestado médico, relatório de alta, resultados de exames de imagem e encaminhamento para especialista.
Em caso de dúvidas, o acompanhante pode solicitar esclarecimento ao médico ou ao(à) enfermeiro(a) do plantão antes de sair da unidade de internação.

Serviços de apoio disponíveis nesta unidade
• Coordenação Administrativa: presta atendimento 24 horas a todos os pacientes, garantindo a ordem do ambiente hospitalar e a satisfação de todos. Está à disposição para esclarecer dúvidas e repassar orientações.
• Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU): recebe sugestões, denúncias, reclamações, críticas ou elogios dos pacientes, acompanhantes e visitantes e as encaminha para o setor responsável para, então, dar a resposta a cada manifestação.
• Serviço Social: atua na busca de soluções dos direitos e da justiça social.
• Pastoral da Saúde: presta assistência espiritual e moral, promovendo conforto ao paciente internado e seu familiar. A Pastoral ajuda o paciente independentemente de sua religião. Em casos de dúvidas, entre em contato com a equipe da Recepção da Internação, localizada no 1ª andar d o Hospital.

Cópia de prontuário de paciente

As solicitações de cópia de Prontuário do paciente devem ser feitas pessoalmente no setor de SPP (legislação de quem tem direito ao prontuário anexo). Prazo de entrega: em até 10 dias uteis para solicitações de copias referente aos atendimentos de 2019 a atual, atendimentos anteriores a este ano, o prazo será de 30 dias uteis devido os mesmos estarem sobre guarda de empresa externa.
Horário de Funcionamento:

Das 08:00hrs ás 17:48hrs de segunda a sexta-feira - Telefone: (11) 4185-7740 | E-mail: spp2@hgcarapicuiba.org.br


Quem tem acesso ao prontuário do paciente?

Clique aqui para saber mais!

Relatório/laudo médico

As solicitações de Relatório/Laudo Médico devem ser feitas pessoalmente no setor de SPP (legislação de quem tem direito ao prontuário anexo). Prazo de entrega: em até 10 dias uteis. .
Horário de Funcionamento:

Das 08:00hrs ás 17:48hrs de segunda a sexta-feira - Telefone: (11) 4185-7740 | E-mail: spp2@hgcarapicuiba.org.br




Central de atendimento (11) 4185-7600 | Fale conosco - SAU (11) 4185-7693
Hospital Geral de Carapicuíba | Rua da Pedreira, 95
Parque José Alexandre - Carapicuíba/SP